FANARTS

16 de setembro de 2010


Fanarts, aposto como todos vocês já ouviram falar delas e até as admiram, porque nos leva a um mundo de imaginação de certas cenas. Principalmente quando não temos a cena no filme. Quer um exemplo? Como você acha que foi o enterro de Dumbledore? Ou como são os filhos de Hermione e Rony, Harry e Ginny? Essas coisas que os filmes não nos dão tanto detalhes.

Como o nome sugere fanart são artes (desenhos) produzidas por fãs baseada em uma obra de qualquer coisa, os fanartistas são pessoas que trabalham voluntariamente e não cobram ou pagam por isso.

No fandon Harry Potter existem muitos deles e cada um mais talentosos que outros, mas hoje em especial o Weasley World trás para você uma fanartista brasileira que começou no meio internacional e que agora está tendo a oportunidade de divulgar seu trabalho aqui no Brasil.


Estamos falando da Lilly, que cordialmente nos concedeu uma entrevista bem legal sobre Fanarts. De antemão devo dizer que a Lilly é uma pessoa extraordinária, educada e inteligente além de muito talentosa.

Ela nos falou sobre como começou a desenhar e porque esse amor pelo Rony Weasley e Hermione Granger, falou também sobre sua inspiração, preferências e claro mostrou o seu trabalho para nós. Então curtam a entrevista e comentem! 

Primeiramente, olá, Lilly. Seja bem vinda ao blog do Weasley World. Ficamos felizes que tenha aceitado o nosso convite. Vamos às perguntas então. 

Quando começou a criar as fanarts?

Li o primeiro livro logo após o primeiro filme, então me tornei fã. Fui acompanhando a série, lendo os livros, vendo os filmes, mas de uma forma bem descompromissada. Foi só no final de 2005 que descobri que o fandom da série ia muito além!
Li minhas primeiras fanfics e fui descobrindo artistas que desenhavam sobre esse universo.
Foi aí que eu, que tenho formação em artes plásticas e arquitetura e nunca deixei de estar ligada ao mundo das artes, de desenhar e pintar, senti vontade de fazer minhas primeiras fanarts, tudo encarado como um passatempo, lá pelo final de 2006, mas dando um enfoque diferente: o daqueles fãs que, como eu, chegaram aos livros depois dos filmes, então daí minhas imagens dos personagens parecerem com o dos atores, pois é assim que eu os vejo quando leio ou imagino situações para eles.

O que te inspira a fazê-las?

Bem, eu acho que consigo ver Ron e Hermione em quase tudo!
Ao ouvir uma música ou ver uma obra de arte. Já fiz desenhos inspirados em canções e algumas versões de quadros e ilustrações famosas. Tenho alguns desenhos do que chamamos “missing moments” ou momentos que não aparecem nos filmes ou livros e imaginamos que estejam lá, mas a grande maioria é inspirada em fanfics, pois acho o mundo daqueles fãs que se dedicam a esses personagens fascinantes!
Temos ótimas histórias vindas do imaginário de excelentes escritores amadores!
 E além do mais, como sempre digo, gosto de me dedicar a essas histórias porque JKR já tem muitos artistas que desenham sobre os momentos dos seus livros, sem falar que tem os próprios Rupert Grint e Emma Watson para interpretar seus personagens nos filmes, então porque também não dar esse gostinho a esses fãs escritores e àqueles que também gostam de suas histórias?

Você se espelha no estilo de alguém?

Minha opinião é que todo artista, qualquer que seja seu meio, tem no seu trabalho um acúmulo de coisas que viveu, que ama, que já o emocionou e de estilos e idéias de artistas que também o tocaram com o seu trabalho.
Como já disse, muitas vezes gosto de transformar obras de arte famosas em momentos de Ron e Hermione, mas gosto de pensar que dou a eles, assim como a todos os meus outros desenhos, um modo meu de fazê-los, mesmo que sempre use referências para eles.
Acho que a maioria das pessoas que tem acompanhado a evolução do meu trabalho pode ao vê-los, dizer quais são os meus. 

 Então talvez possam dizer que isso é sintetizar tudo e todas coisas que te influenciam em seu próprio estilo.

A maioria de suas fanarts são dos Weasleys. Quando esse amor por eles começou?

Quase todas as minhas fanarts são na verdade sobre Ron e Hermione que são minha grande paixão no mundo de Harry Potter.
Ron Weasley é o meu personagem favorito e posso dizer que isso aconteceu depois que, ao pegar meu filho mais novo repetindo frases dele dos filmes, prestei mais atenção na atuação do Rupert e no próprio personagem em si. E afinal, como a próprio JK. Rowling diz “quem não consegue amar o Ron?”
Adoro seu senso de humor e sua lealdade aos amigos e a cada livro fui me envolvendo cada vez mais no crescente amor entre ele e a Hermione e me apaixonando por essa maravilhosa e talvez uma das mais belas histórias de amor da literatura.


Você faz fanarts só de Harry Potter ou de outros tipos também? Se sim, quais?

Bom eu gosto de desenhar muitas coisas, especialmente retratos, mas o trabalho que compartilho na internet através do nome de “Lillywmw” é basicamente sobre fanarts de Ron e Hermione.
Recentemente me apaixonei por outra série de livros da escritora Diana Gabaldom que curiosamente tem como personagens principais um casal apaixonado também formado por um ruivo escocês do século XVIII e por uma morena de cabelos encaracolados nascida no século XX e que misteriosamente viaja no tempo, Jamie e Claire Fraser.
É uma série muito famosa nos Estados Unidos, um pouco mais antiga que a de Harry Potter, com uma temática mais adulta, mas igualmente “mágica”.
Essa série ainda não acabou e continua sendo escrita pela autora. Alguns livros dela já foram publicados aqui no Brasil pela mesma editora dos livros de Harry Potter, a Rocco, e o primeiro deles, se alguém se interessar, se chama “A Viajante do Tempo” e é uma história fascinante! Já fiz alguns desenhos sobre eles e quero fazer mais!
E é lógico tenho uma série de retratos do Rupert Grint, alguns feitos para amigos do mundo todo, fãs dele, e outros que fiz para serem entregues ao próprio Rupert nos seus aniversários, como uma série de ilustrações  para o site britânico “RupertGrint.net” à alguns anos atrás de um cartão de aniversário dedicado à ele e que foi assinado por milhares de pessoas e pelo qual ele mandou, em agradecimento, aquela famosa foto dele segurando um sorvete na sua van de sorvetes.   


Sabemos que você é uma fanartista muito conhecida no fandom HP, as pessoas indicam suas fanarts e até mesmo sendo referência para outros trabalhos. Como você se sente com isso? É uma sensação de reconhecimento?
Bom eu comecei me integrando ao fandom internacional, pois não sabia da existência de um fandom brasileiro. Só nos últimos meses conheci alguns fãs e escritores daqui, que são tão talentosos quanto os estrangeiros. Acho que o mundo da fanart HP ainda é pouco divulgado no Brasil e conheço apenas poucos brasileiros que o fazem seriamente e mesmo assim, divulgando seu trabalho em sites internacionais.
E quanto a ser conhecida, referência, não encaro dessa forma.
É um hobby como outro qualquer! Ao invés de tricotar, eu faço fanarts de Ron e Hermione!
Sinto-me como mais uma fã, que adora falar sobre HP, com o diferencial que faço desenhos para mostrar para outros fãs. Faço o possível para mostrar isso e sempre estou disposta a conversar com todos que o quiserem em qualquer das minhas páginas da internet.
Os desenhos estão todos nelas, de graça, não cobro comissões. Apenas gosto de compartilhar-los. E quando sinto de que alguma forma, através de algum comentário, que algum desenho meu tocou outra pessoa a ponto de fazer parte de uma boa memória para ela, esse é o maior pagamento.

Que conselho você daria para alguém que quer começar a fazer fanarts?

Como em tudo na vida, amar o que você faz.
Eu tenho a visão de que todos podem desenhar, alguns é lógico, tem mais facilidade, mas é uma pena que na nossa cultura, muitos deixem de lado aquele prazer infantil quando começam à escrever.
Desenhar deveria ser encarado como mais uma maneira de se expressar, de deixar impressões sobre sua vida e suas visões do mundo. Fanarts são uma forma de fazer isso com uma história contada por outro alguém. 


Você gostaria de deixar algum link para contato, divulgar algum site ou afins?

Claro! Acho que depois de tanto falar nada melhor do que ver, não?
Tem meu jornal no LiveJournal (http://lillywmw.livejournal.com/), que foi a primeira página que eu criei com a idéia de não só compartilhar os desenhos mas também meus pensamentos ao fazê-los, já que muitos deles demoram mais de sessenta horas de trabalho. Então é mais uma página interativa, onde você lê sobre a fanart, pode vê-la e escutar músicas que a inspiraram ou me lembram os trabalhos.
A página é em inglês e você pode acessar entradas antigas, rolando a sidebar, que é também onde você encontra uma mini galeria com muitos dos trabalhos:
Tem a página no DeviantArt (http://lillywmw.deviantart.com/) que também possui em cada entrada com os desenhos, uma pequena explicação sobre eles. Nessa página você precisa ser membro do site (e ter mais de 18 anos, é lógico) para poder acessar trabalhos mais adultos na galeria. Também é em inglês.
Fora isso, tenho fanarts em galerias de alguns sites internacionais como o do “The Leaky Cauldron” e o “RupertGrint.net”,  e no Brasil no “Oclumência” e no “Potterish”, todos nas sessões de “trabalhos de fãs” ou “miscelanious”.
E o Twitter (http://twitter.com/Lillywmw), onde foi que conheci o blog:
E talvez seja a hora de pensar em uma página em português, quem sabe, não?

Para terminar, jogo rápido com a entrevistada.

Rápido? Comigo? Acho difícil... Hehe

Nome completo: No mundo das fanarts e fanfics os artistas e escritores têm um “pen name” ou “user name” justamente para preservar o anonimato, pois nem todos tem uma visão descompromissada e não sou preconceituosa sobre esse trabalho, então só alguns amigos mais próximos sabem meu nome verdadeiro.
Bom eles e o Rupert Grint! Hehe

Apelido: Lilly, que é o que dá para se ler de “Lillywmw”!

Idade: Quando o Dumbledore recebeu sua carta de Hogwarts, eu já era formada!

Onde mora: Em algum lugar entre os números 11 e 13 da Grimauld Place.

Signo: Áries.

Livro preferido: É difícil escolher um só, pois acho que principalmente na minha adolescência fui muito parecida com a Hermione, adorava “me divertir” em uma biblioteca, mas já que tenho que citar, então lá vai alguns: da série Harry Potter, o “Deathly Hallows”, pois finaliza toda a aventura e nele sabemos que finalmente Harry, Hermione e Ron tiveram uma vida feliz depois de tudo. Outros: “A viajante do tempo” de Diana Gabaldon e  “O nome da Rosa” de Umberto Eco.

Filme preferido: Da série Harry Potter? Gosto de todos apesar de sempre achar que algumas adaptações e visões de personagens poderiam ser melhoradas! “Pedra Filosofal” e “Câmara Secreta” porque de todos, são os que dão o melhor enfoque na amizade de Harry com Ron e Hermione, “Prisioneiro de Azkabam” pelo visual renovador e lindíssimo que o Cuaron trouxe a série, “Cálice de fogo” pelos efeitos visuais e é lógico, pela cena do baile, “Ordem da Fênix” pela perfeita química de Rupert e Emma como Ron e Hermione, “O Enigma do Príncipe” pela visão um pouco mais detalhada, mesmo que não extremamente fiel, do relacionamento de Ron e Hermione e pelas atuações do Rupert, do Tom Felton e do Jim Broadbent que foram brilhantes!
E no geral, tenho muitos filmes favoritos, que amo e sempre revejo, mas geralmente os últimos filmes que assisti, por serem uma lembrança mais recente, encabeçam a lista como o “Toy Story 3”, que é adorável!

Ídolo: Tenho muitos ídolos anônimos como meus pais e meu marido, muitos artistas e escritores no fandom que admiro. Dos famosos, geralmente aqueles que souberam dar ao mundo algo de bom com o talento com que nasceram e que conseguiram uma vida feliz através dele, como Paul McCartney, J.K. Rowling, Picasso. Mas essa regra nem sempre é restrita, pois amo os trabalhos de Van Gogh, Jimmy Hendrix e de Janis Joplin que eram gênios, mas tiveram, infelizmente, uma vida trágica.

Curiosidades: Sou canhota, adoro rock, coleciono revistas e livros sobre arte e tenho um autógrafo do Rupert Grint em um dos meus desenhos.
Sinceramente, não sei o que mais despertaria a curiosidade em alguém que conseguiu chegar até aqui nessa entrevista, mas se quiser conversar com uma fã como todos vocês, é só me procurar nas minhas páginas.  
Pedimos a Lilly que nos enviasse alguns de seus trabalhos favoritos e olha só o que ela mandou pra gente:
“Um desenho comemorativo do aniversário de 22 anos de Rupert Grint, que foi entregue à ele pelo 'RupertGrint.net' em uma revista feita para a data”


“E uma fanart Ron and Hermione feita para uma comunidade do LiveJournal para algo muito comum no fandom HP, uma “challenge” (desafio). Neste o artista escolhia uma frase ou palavra e fazia um trabalho sobre ele. A minha palavra era “stubble”( barba por fazer) e tive como inspiração a música “In my life” dos Beatles, imaginando Ron e Hermione começando sua vidas juntos e relembrando tudo que já viveram à partir de objetos e roupas que fazem parte de sua história e Hermione, ao receber um arranhão da barba por fazer do Ron, se emociona ao perceber que o menino por quem se apaixonou continua igual apenas em alguns aspectos.”



A equipe WW agradece a você, Lilly, por essa entrevista maravilhosa. Obrigado!


4 comentários:

Anônimo disse...

a entrevista ficou demais e o Rony está lindo no desenho

Liih disse...

que legal *--* o desenho tá liindo demais.

We Love RxHer disse...

Lilly não é apenas uma artista talentosa, ela é também inteligente, descolada, humilde, e acima de tudo, alguém que soma na vida das pessoas, seja com a sua arte estupendamente maravilhosa, ou com suas opiniões intensas.
~~"É um hobby como outro qualquer! Ao invés de tricotar, eu faço fanarts de Ron e Hermione!"~~
O meu Hobby eu descobri há quase dois anos atrás, sabem qual é?? Apreciar as galerias da Lilly, eu sempre me perco por lá!!

Não esqueçam de sempre dar crédito ao artista, e comentar o trabalho!!

Ótima entrevista, parabéns a equipe e a Lilly!!

Mil Bjs,

Vivi

Disomers disse...

"Todo artista, qualquer que seja seu meio, tem no seu trabalho um acúmulo de coisas que viveu, que ama, que já o emocionou..." Isso realmente resumi tudo!
Lilly sou tua fã, sabes bem disso. Tua entrevista mostrou o que tu tens de melhor, além do talento incontestável, a humildade!

Espero que possamos compartilhar esse amor por Ron e Hermione por muitos anos!

A equipe do WW quero parabenizá-los, mais uma vez, pelos matérias brilhantes!

Disomers

Postar um comentário




ANUNCIE AQUI
 
EXTRAS

RRB RESENHAS A TOCA FANARTS RÁDIO ESPECIAL: ACCIO JULHO



ANUNCIE AQUI ANUNCIE AQUI