ACCIO RdM - ADAPTAÇÕES

16 de novembro de 2010


Dando continuidade a nossa coluna Accio RdM, nossa equipe vai falar um pouco sobre as adaptações para o cinema dos livros, desde A Pedra Filosofal à Relíquias da Morte.

Por Ana Caroline

Eu tenho acompanhado o desenvolvimento cinematográfico de uma forma muito distante, mas sei que para mim os primeiros filmes foram bem fiéis ao livro, até mesmo nas falas... Depois com a troca de direção as coisas começaram a tomar um rumo diferente e os filmes tornam-se um pouco mais distantes da realidade do livro, para quem já leu toda a saga antes de ver o filme sabe exatamente do que estou falando e vice-versa.

Acredito que o estopim foi quando Yates assumiu a direção, quando simplesmente cortou partes importantes de ODF e transformou Enigma do Príncipe em uma mera comédia romântica americana, vamos lá não foi tão ruim assim para quem não leu ao livro, mas para aqueles que deram uma lida antes foi muito frustrante.

Pelas críticas nota-se que em RdM a fidelidade está em primeiro lugar e como muita gente já disse que a adaptação tem tempo suficiente para levar os acontecimentos da trama para as telas sem precisar fazer os atalhos dos outros filmes. Então é só esperar!

Por Laís Malek

Fazendo um pequeno retrocesso, podemos ver que os filmes sofreram bastantes mudanças no estilo. Os dois primeiros, na minha opinião, foram os melhores. As melhores adaptações, bastante fieis aos livros.Já a partir do terceiro, a coisa foi mudando de figura. Personagens foram omitidos, a história foi mudada e os fãs acabaram por decepcionados. Não vou nem comentar o que fizeram com Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe, que para mim foram o estopim. Daria nota 2 em 10 no quesito "fidelidade ao livro".

Minha única esperança, é que, por ser o último, RdM seja o filme perfeito: fiel, modificando apenas o necessário para entendimento do público. E parece que é o que vem ocorrendo. Lendo por alto algumas críticas, a maioria delas teve como ponto comum a mesma coisa: todos dizem que teve o drama, ação e aventura necessários. Sendo assim, fica a torcida para que o tempo passe mais rápido e RdM chegue logo.

Por Matheus Bloinski

Os filmes de Harry Potter, se olhados isoladamente, são muito bons. Mas ao comparamos com os livros percebemos que as adaptações cinematográficas deixam a desejar. Não é porque somos fãs que temos que aceitar tudo como as coisas são feitas e achar que tudo é excelente. Eu, particularmente, acho que os únicos filmes que foram muito bem adaptados para o cinema foram Pedra Filosofal e Câmara Secreta (que chegam a ter cenas com diálogos muito parecidos, senão iguais, aos livros). A partir de Prisioneiro de Azakaban muitas cenas foram cortadas e algumas até inventadas (chegando até a serem desnecessárias). Não que os filmes devessem seguir a risca tudo que está no livro (até porque sabemos que seria meio complicado). Isso ocorra, talvez, pelo fato dos livros (a partir de Cálice de Fogo) serem bem mais longos que os primeiros. Algumas adaptações devem, realmente, ser feitas para que o filme não seja muito cansativo e comprido, ou até pelo fato de muitas coisas serem difíceis demais de serem produzidas

As minhas maiores decepções com os filmes foram os MUITOS cortes que foram feitos na batalha do Ministério (em Ordem da Fênix) e algumas cenas inventadas em Enigma do Príncipe (como Bellatrix e Greyback destruindo a casa dos Weasley) e a falta de outras (como as lembranças de Voldemort).

Como já disse antes: não é necessário que os filmes sejam cópias dos livros, mas algumas coisas são essenciais. Espero que Relíquias da Morte, como tem apontado as críticas, seja uma ótima adaptação para que possamos ver nos cinemas tudo aquilo que temos esperado por tanto tempo.

Por Jean Rocatelli

Acho que grande parte dos fãs, começaram a gostar de Harry Potter pelos filmes. Nos apaixonamos pela história, nos surpreendemos, nos emocionamos e depois lemos os livros. Ai acaba a magia de ver HP no cinema. A realidade é dura: A obra de J.K. Rowling não é tão respeitada quanto deveria, quando se fala dos filmes. Por isso, quando eu saí da sala, depois de ver 'Harry Potter e a Ordem da Fênix', decidi não associar filme - livro. São duas coisas diferentes. Talvez algo emocionante no livro, seja muito clichê no filme, e teria mesmo que ser mudado. Acho que aproveito muito mais assim.
Os 2 primeiros, foram intactos. O terceiro, mudanças aconteceram, mas positivas! Quarto, quinto e sexto, deixaram de ser adaptações boas. Passaram a ser filmes independentes bons. Fantásticos, não posso negar. Mas nada comparado a história original. Conclusão? Não espero de RDM algo fiel ao livro. Mas que me faça chorar, como eu esperei que fosse chorar. Que me faça rir, como eu esperei que riria. Que seja tão fantástico, quanto nossas expectativas esperam que seja.
Que encerre a saga, não com chave de ouro, mas com chave de diamante.

Por Manuela Sant'ana

Todo mundo sabe que quando um livro se torna um filme, o livro sempre será melhor... mas no caso da saga do Harry, pra mim, os filmes também são ótimos (melhores ainda para aqueles que ficaram preguiça de ler os livros), apesar daqueles errinhos básicos de adaptação; quem leu e assistiu Ordem da Fênix e comparou o livro com o filme entende o que eu digo. Mas será que a WB vai deixar mesmo o Relíquias da Morte bem adaptado? Mais fiel ao livro? Eu espero que sim, afinal, é o último, tem que ser bem feito, tem que superar qualquer outro. Por mim, se eu dirigisse o filme, não me escaparia nenhum detalhe sequer, nem mesmo uma fala ou expressão... porém não é assim que funciona, porque se não, os filmes ficariam compridos e talvez tediosos demais para os sem paciência (mas que seria bom, seria!). E, com o filme dividido em duas partes, o que eu achei maravilhoso, será realmente muito bom... pelo menos assim espero.

Por Vitor Rezende


Antes de me tornar fã a ponto de ler os livros, eu já tinha visto os primeiros filmes, e portanto não estava ligando para adaptação, já que nem sabia da existência dos livros. O primeiro livro que eu comprei de Harry Potter foi EdP, e eu lembro que comprei na pré-venda e tudo de tão animado que estava pra começar a ler uma série cujos filmes eu amava tanto. Quando li EdP, me apaixonei totalmente, e reli inúmeras vezes, tanto que foi o livro que eu mais li de toda a série. Depois, li RdM e me apaixonei mais ainda. Reli, reli e reli, depois comprei os outros livros da série. Acredito que depois de ler os livros você passe a olhar os filmes de um jeito diferente. Aconteceu comigo, pelo menos. Eu amava o filme CdF, antes de ler o livro. Para mim, trata-se de um dos melhores livros, e a adaptação para o cinema, se analisada do ponto de vista de um fã, ficou muito a desejar. Enfim, acredito que os livros que tiveram as melhores adaptações foram PF e CS, assim como a maioria dos fãs acha. Espero que RdM seja fiel ao livro, porque eu me decepcionei muito com a adaptação de EdP. Senti como se o livro tivesse sido deixado de lado, como se só tivessem feito ele como uma obrigação, já que não poderiam lançar RdM sem antes lançar EdP.


Clique aqui para ler o post sobre as expectativas da nossa equipe quanto a Relíquias da Morte





ANUNCIE AQUI
 
EXTRAS

RRB RESENHAS A TOCA FANARTS RÁDIO ESPECIAL: ACCIO JULHO



ANUNCIE AQUI ANUNCIE AQUI